Na tarde de 1 de março, o Campus Politécnico de Portalegre celebrou uma cerimónia única de entrega de prémios, reconhecendo o trabalho de mais de uma centena de premiados. O evento, que substituiu a tradicional entrega de prémios realizada por ocasião do Dia da instituição a 25 de novembro, contou com o apoio de diversas entidades parceiras.
O auditório Dr. Francisco Tomatas, embora pequeno para acomodar todos os presentes, testemunhou uma cerimónia singela, mas emotiva. Apontamentos musicais interpretados por jovens talentos da Escola de Artes do Norte Alentejano deram um toque especial ao evento.
O presidente do Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures, apresentou o propósito do “Politécnico de Excelência”, destacando a importância das ações coletivas na promoção do talento e na aproximação da oferta à procura.
Martim Carvalho, presidente da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, partilhou uma reflexão sobre a excelência, destacando que esta não é apenas sobre notas, mas sim sobre fazer a diferença e deixar uma marca no mundo.
Os prémios, patrocinados pelas entidades parceiras, foram atribuídos a diplomados e alunos de diferentes ciclos de estudos das quatro escolas do IP Portalegre. Também foram reconhecidos parceiros de excelência do Ensino Secundário e Profissional, com destaque para a Escola Secundária de São Lourenço e o Agrupamento de Escolas do Bonfim/Escola Secundária Mouzinho da Silveira.
A cerimónia distinguiu os vencedores da última edição do Poliempreende, enaltecendo a atividade dos voluntários do Politécnico de Portalegre.
O ponto alto da cerimónia foi a entrega do prémio Carreira Alumni 2023 a Pedro Rodrigues, licenciado em Enfermagem em 2012. Pedro Rodrigues, dedicado à investigação em saúde no Reino Unido, destacou o papel crucial da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre no seu percurso.
Na sua intervenção, o enfermeiro Pedro Rodrigues expressou o seu orgulho e disponibilidade para contribuir, incentivando: “Vejam-me na vossa equipa, eu faço parte de vocês!”