12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Politécnico de Setúbal hasteia Bandeira Verde por boas práticas ambientais

As cinco escolas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foram distinguidas em Guimarães, no último dia 18 de outubro, com a Bandeira Verde Eco-Escolas, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) pelo conjunto de boas práticas implementadas, ao longo do ano letivo 2018/2019, envolvendo a comunidade académica e local, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A cerimónia, que decorreu no âmbito do Dia das Bandeiras Verdes, teve lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães, reconhecendo o trabalho de todos os que vêm contribuindo para tornar mais sustentável o dia a dia de cada escola e respetivas comunidades. O evento, considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, reuniu cerca de 5000 crianças, jovens, professores e autarcas.

Desde a adesão à rede Eco-Escolas, programa internacional que visa a educação para o desenvolvimento sustentável, as escolas do IPS têm vindo a desenvolver um conjunto de intervenções nas áreas dos resíduos, água, energia, mar, mobilidade sustentável e vida saudável. A criação de uma bolsa de voluntários eco, a peça de teatro “Ambientar Plastic”, várias ações de sensibilização sobre o uso plástico, como o “Mar não é de Plástico”, a substituição de lâmpadas por LED ou a recolha de papel/cartão e posterior entrega ao Banco Alimentar, são algumas das ações já desenvolvidas.

Foi também instituída a utilização de copos reutilizáveis na Semana Académica e realizadas conferências/seminários sobre as temáticas das alterações climáticas, mobilidade sustentável e economia circular da água, para além de ações de limpeza de praia e um workshop sobre alimentação saudável. 

O plano de ação foi aprovado pelo Conselho Eco-Escolas IPS, entretanto criado, que para além de uma maioria de representantes da comunidade académica (docentes, não docentes e, em maior número, estudantes), envolve igualmente ascâmaras municipais de Setúbal e do Barreiro, as juntas de freguesia do Sado, São Sebastião e União de Freguesias do Barreiro e do Lavradio, e entidades como a cooperativa Ocean Alive, Reserva Natural do Estuário do Sado e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Cada uma das cinco escolas do IPS tem também o seu próprio docente coordenador do Programa Eco-Escolas, nomeadamente Aldina Soares, da ESTSetúbal, Helena Simões, da ESE, Raquel Pereira, da ESCE, Patrícia Argüello, da ESS, e Susana Lucas, da ESTBarreiro.

Populares