O Invest in Alentejo, projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020 da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, reuniu todos os seus eixos na maior cimeira ibérica de Aeronáutica, num painel onde foi discutida a relevância da articulação dos segmentos do projeto para o sucesso da atração do investimento para a região do Alentejo.
Sob o mote “Investir no Alentejo: Pilares de uma estratégia conjunta de atração de investimento para o Alentejo”, foram analisadas as várias facetas das oportunidades de investimento para esta região portuguesa.
O projeto Invest In Alentejo tem seis eixos de atuação: Aeronáutica, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponte de Sor; Agroindústria, liderado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento de infraestruturas do Alqueva; Turismo, liderado pela ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Energia, Digital e Portos e Logística, todos liderados por um consórcio de Sines, constituído por AICEP Global Parques, APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, CPSL – Comunidade Portuária e Logística de Sines e Município de Sines.
Além deste painel, o Invest in Alentejo esteve presente na parte de exposição da feira do Portugal Air Summit com um expositor que recebeu a visita da Representante do Centro Económico e Cultural de Taiwan, Vivia Chang. Este encontro teve como propósito dar a conhecer os objetivos do Invest in Alentejo nos seus vários eixos e em particular o da Aeronáutica, já que o evento estava subordinado a esta área. A comitiva que integrava Vivia Chang foi conduzida pela Vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Sor Alda Falca e visitou toda a exposição e conheceu as principais empresas sedeadas no Aeródromo de Ponte de Sor, tendo sido lançado o repto de fazer uma ponte com as oportunidades de investimento de Taiwan.
O Invest in Alentejo é cofinanciado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (ALENTEJO 2020). Visa implementar ações concretas que estão desde já contempladas no plano de execução assinado com a ADRAL e restantes parceiros estratégicos, para atingir objetivos como por exemplo: aumentar o reconhecimento internacional dos setores estratégicos do Alentejo; promover internacionalmente o potencial regional através das suas infraestruturas; fortalecer internacionalmente os sectores económicos existentes no Alentejo; incrementar os processos de internacionalização das empresas; e aumentar o reconhecimento internacional dos produtos e serviços, entre outros. O valor global do investimento ascende a 900.000,00 € euros e terá a duração de 24 meses.