O auto de consignação da “Empreitada de Reabilitação do Troço Estrada-Açude de Foros do Mocho, ontem assinado, entre o Município de Ponte de Sor e a empresa Nov Pro Construções S.A., vai permitir que a construção do novo acesso à localidade seja uma realidade. A obra vai começar já na próxima segunda-feira e tem um prazo de execução de 150 dias.
Mais de um ano depois do mau tempo ter isolado a aldeia de Foros do Mocho, na freguesia de Montargil, e apesar da infraestrutura não ser propriedade do Município, este desenvolveu todas as diligências para que a situação fosse resolvida de modo a atenuar os prejuízos e os danos causados à população afetada e envidou todos os esforços para que fosse resolvida no mais curto espaço de tempo possível.
Recorde-se que em dezembro de 2022, em sequência das intempéries que assolaram o país, o açude sobre o qual assenta o caminho que permite o acesso a Foros do Mocho, foi severamente danificado, obrigando à interrupção da estrada nesse troço, que acabou por ficar suspensa, ruindo nessa sequência, colocando a povoação de Foros do Mocho numa situação de isolamento.
Atualmente o acesso viário a Foros do Mocho processa-se quase exclusivamente pelo acesso alternativo, construído pelo Município, cujas características, não são naturalmente as ideais, dado o seu caracter provisório, aliado ao facto do percurso se desenvolver ao longo de terrenos de natureza privada e que cumulativamente integram uma Zona Especial de Proteção da Rede Natura 2000 e a zona de proteção da albufeira de Montargil, impedem, naturalmente, que se tenha procedido a intervenções de caracter mais definitivo, nomeadamente a aplicação de uma solução asfáltica.
A cerimónia de assinatura decorreu na sala de sessões do Edifício dos Paços do Concelho e contou com a presença de representantes da população, do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Engº Pimenta Machado , do Presidente da Junta de Freguesia de Montargil, bem como do Executivo Municipal.