Com airshows de manhã ao anoitecer, o Portugal Air Summit encerrou este sábado, após três dias que trouxeram cerca de 15 mil visitantes ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
A abrir o programa deste último dia esteve uma corrida de atletismo com partida do Campo da Restauração, em Ponte de Sor, com meta em plena pista do Aeródromo Municipal. Num dia que se revelou solarengo, o som dos motores das melhores aeronaves do mundo começaram a fazer-se ouvir por volta do meio dia, até ao final da tarde.
Do aeromodelismo, com performances de Helder Madail e Pedro Precioso, às passagens de uma aeronave da TAP e de um KC390 da Força Aérea Portuguesa, que, durante duas horas, esteve aberto a visitas, a tarde ficou marcada pela adrenalina e por demonstrações de arrepiar por parte da Team Raven e dos pilotos Luís Garção, Sérgio Pla e José Luís num airshow com o selo Portugal Air Summit.
Em preparação para o Air Race Championship, um campeonato que vai voltar a trazer a emoção das corridas aéreas aos céus europeus já em 2025, estiveram os antigos pilotos da Red Bull Air Race, Juan Velarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, ao volante de aeronaves Edge 540, e Mikael Brageot, com um MXS, numa demonstração de corrida que animou o recinto.
O final do dia fica marcado por uma performance de paramotores, o impressionante night show dos Aerosparx e uma festa M80 que convida a uma viagem pelas músicas que marcam a vida de todos os visitantes.
O Portugal Air Summit é realizado desde 2017 e, a partir de 2018, numa parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor. O evento integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação.