O Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana engalanou-se nesta quinta-feira, dia 7 de junho, para a cerimónia de Juramento de Bandeira de 278 soldados provisórios da GNR.
As cerimónias tiveram início pelas 15h30, presididas pelo Ministro da Administração Interna, EduardoCabrita, e com a presença das entidades oficiais militares e civis que marcaram presença na tribuna cerimonial.
Os 278 alunos do curso de formação de guardas, 253 homens e 25 mulheres, assumiram compromisso perante o Estandarte Nacional, neste que é um marco muito fulcral na vida de um militar.
A Campanário marcou presença nas cerimónias, onde o Ministro da Administração Interna destacou a “a importância deste juramento de bandeira” no âmbito “do maior conjunto de guardas da GNR em formação há mais de uma década”.
O dirigente aponta que que “estes 600 (guardas) que estão em formação em Portalegre têm um período que coincidirá essencialmente com o verão” sendo que assegurarão e reforçarão aquela que foi “a afetação de elementos às novas unidades dos GIPs, da unidade de combate aos incêndios florestais”, a nível nacional.
Major Correia da Silva, Comandante do Batalhão Escolar afirma à RC que “o Juramento de Bandeira é o pilar da nossa génese”.
Caso no final do ano, os 601 guardas provisórios em formação concluam o curso com sucesso, este surge como o de maior dimensão dos últimos anos.
O dirigente afirma que a cerimónia “o enche de orgulho, porque é mais um passo na formação deles”.
Em novembro, avança, decorrerá a cerimónia do Compromisso de Honra, “que irá simbolizar o fim do curso e a entrada nos quadros da Guarda”, para aqueles que concluírem o curso.
{gallery}portalegre_juramento_2018{/gallery}