Um total de 400 novos Guardas Provisórios iniciam nos dias 18 e 19 de março o 41.º Curso de Formação de Guardas (CFG) no Centro de Formação de Portalegre, da Guarda Nacional Republicana.
De acordo com a GNR, o titular da pasta da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vai acompanhar as várias fases do processo de incorporação, que contempla, entre outras, a verificação da candidatura, a triagem médica e a entrega fardamento no dia 18 de março.
O curso terá a duração aproximada de 10 meses, sendo que, durante esse período, serão ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.
A formação contemplará ainda uma vertente de carácter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios uma experiência prática, relativa ao exercício de funções inerentes ao serviço operacional da GNR.
Dos 400 Guardas Provisórios que serão incorporados, 89% têm como habilitações literárias o 12.º ano de escolaridade, sendo que 12% têm formação académica superior (40 licenciados e cinco mestrados); 52% estão na faixa etária 21-24 anos; e 51% cumpriram serviço militar nas Forças Armadas.