A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, estiveram em Portalegre para uma visita à Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.
Para além de dar conhecer a “fábrica” e todo o processo de criação destes “quadros feitos de lã”, esteve sempre “em cima da mesa” a sensibilização relativa à preservação deste património e do futuro da manufactura como o principal expoente da tapeçaria mural portuguesa e da arte contemporânea.
A visita aconteceu depois do convite da Presidente da Câmara Municipal Adelaide Teixeira.
Da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, o lema “Uma Obra de Arte tecida com Obras de Arte”, tapeçaria mural decorativa, a tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o cartão do pintor.
Utilizando uma técnica totalmente manual, tem como ponto de partida um original de pintores conhecidos, portugueses ou estrangeiros. Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem).