Foi esta tarde inaugurada a XXII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre! Durante este fim de semana, o Museu de São Bernardo é palco de uma das mais importantes mostra e venda dos mais saborosos doces conventuais e tradicionais e deliciosos licores, confecionados pelos notáveis doceiros e licoreiros da região.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos e do Presidente CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.
O momento foi abrilhantado pela Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, que proporcionou um apontamento musical emocionante na cerimónia de inauguração.
Foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia em homenagem a D. Judite Cardoso, a “Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, uma oportunidade para celebrar a sua contribuição para a rica tradição culinária da região. As imagens, capturadas com a mestria de Raúl Ladeira e José João Bica, retratam a beleza e a história por trás das deliciosas iguarias.
O evento, que é uma das iniciativas mais importantes do concelho, contará com a participação de cerca de 45 doceiros e licoreiros de todo o país, incluindo muitos do Alentejo. Além dos habituais showcookings e concursos de doces conventuais e licores, esta edição inclui também o “Concurso da Boleima de Portalegre”, que estará aberto a todos os membros da comunidade interessados.
Paralelamente, no mesmo fim de semana, terá lugar a XIX edição do JazzFest de Portalegre. O evento será realizado no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre e promete encantar o público com performances de músicos talentosos, oferecendo improvisações apaixonantes e harmonias que tocam a alma.
Fotos: Município de Portalegre