Há mais alunos a chumbar ou desistirem da Escola no sul do país do que no centro e norte,.
A informação é avançada pelo portal de estatísticas de Educação. o Portal Infoescolas, onde na informação disponibilizada se pode constatar que os distritos de Viana do Castelo e Braga são dois dos que se destacam pela positiva no que toca a taxas de retenção e abandono escolar.
No que diz respeito ao primeiro ciclo, por exemplo, a taxa de retenção e abandono escolar é de 0% em Viana do Castelo. Braga, Aveiro e Coimbra têm apenas 1%, Viseu e Leiria tem 2% e depois todos os outros distritos têm 3%, com exceção de Beja e Portalegre, que se destacam com taxas de chumbo e insucesso de 6% e 4%, respetivamente.
Já no 2.º ciclo destacam-se pela positiva as regiões de Viana do Castelo, Bragança e Aveiro com apenas 1% de chumbos e abandono, num mapa em que Lisboa, Portalegre, Setúbal e Beja voltam a ser as regiões com piores desempenhos médios (5% de chumbos e abandono).
Quanto aos alunos de 3º ciclo, a taxa de chumbos e abandono é de 7% em Portalegre e em Beja e de 6%. Relativamente aos alunos do secundário, mais de um em cada dez alunos dos distritos de Lisboa, Beja e Setúbal chumbaram ou abandonaram os estudos.
Fonte: CNN Portugal