A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre regressa este mês ao Convento de São Bernardo, contando esta edição com a presença de cerca de 40 expositores, divulgou hoje o município.
Promovida pela câmara municipal, a 21.ª edição da feira vai decorrer entre os dias 21 e 23 de abril, com a participação de cerca de 40 doceiros e produtores de licores.
Em declarações à Agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, explicou que o certame na anterior edição decorreu no Convento de Santa Clara e vai agora para o Convento de São Bernardo para “mostrar” aos visitantes os edifícios e os conventos que a cidade possui.
Conhecida em tempos como a “cidade dos sete conventos”, devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais com origens remotas e que estão guardadas a ‘sete chaves’ pelas doceiras.
No evento, poderão ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles ou castanhas de ovos.
Os rebuçados de ovos de Portalegre, amêndoas de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, lampreia de amêndoa, fartes e queijinhos do céu são outros dos doces que atraem os visitantes.
“Durante os três dias do evento vamos ter também muita animação, muitos espetáculos musicais, um ´show cooking` com o chefe José Júlio Vintém”, disse.
A autarca revelou ainda que o evento vai contar com uma demonstração relacionada com a confeção de broas com amêndoas e de broas tradicionais da Ucrânia, através de um grupo de mulheres de nacionalidade ucraniana que o município acolheu na sequência do conflito com a Rússia.
“Nós vamos ter também uma mostra da coleção, do cobre ao doce, da Casa Museu José Régio, uma demonstração de chás e infusões, animação de rua, vamos ter momentos de degustação, um ateliê para as crianças com jogos lúdicos alusivos aos mosteiros, uma feira muito animada e dinâmica”, sublinhou.
A iniciativa conta ainda com três concursos, um sobre “O Melhor Doce Conventual”, outro sobre “O Melhor Licor Tradicional”, ambos destinados aos participantes deste evento, e um outro subordinado ao tema “Concurso da Boleima de Portalegre 2023”, direcionado para a população.
A inauguração da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre está marcada para o dia 21 deste mês, pelas 18:00, com um espetáculo musical com Ricardo Gordo e Samuel Lupi.
De acordo com o município, a entrada diária na feira terá um custo de um euro.
Foto: Notícias ao Minuto
Fonte: Agência Lusa