Decorreu ontem, dia 13 de janeiro, a primeira reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) de 2022, em Alter do Chão. Foram abordados temas como a aquisição de equipamentos e serviços para o controlo e combate contra a espécie invasora Vespa Velutina e o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo..
Sobre o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, o Conselho Intermunicipal abordou que no passado dia 23 de dezembro de 2021 submeteu ao Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente o Estudo de Impacte Ambiental que permite à CIMAA cumprir com a primeira meta prevista no contrato assinado com o programa Recuperar Portugal, segundo um comunicado enviado à nossa redação.
No âmbito da empreitada de requalificação do edifício da Rua 19 de junho, nova sede da CIMAA, foi discutida a necessidade de readaptar parte do edifício com o objetivo de criar um novo espaço de cowork com elevados padrões de qualidade e conforto. A adaptação não só permitirá à CIMAA oferecer este novo serviço à população como, também, dotará a Comunidade Intermunicipal de maior capacidade de desenvolvimento da região e de apoio aos seus municípios associados.
Foi também discutida a necessidade de colocar em marcha o procedimento concursal comum para a contratação de um assistente técnico face às crescentes necessidades decorrentes do trabalho da Estrutura Técnica de Apoio Técnico para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo.
A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.