12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: Lar de Póvoa e Meadas com projeto de requalificação de 2 milhões de euros (c/som)

A direção do Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide, Portalegre), pretende investir 2 milhões e 100 mil euros na requalificação das instalações do lar.

Joaquim Belo, presidente da direção, declara à Campanário que atualmente, o lar “não reúne as condições necessárias para a comodidade dos idosos”.

Desta forma, o projeto visa a melhoria das condições da casa senhorial centenária onde se encontra o lar em funcionamento, com 38 utentes, equiparando-as às oferecidas aos 24 utentes de um “outro espaço já mais recente” que funciona em complemento deste – “temos que pôr todos no mesmo plano de igualdade”, declara.

Considerando o facto de a população ser envelhecida e questionado sobre a existência de uma lista de espera e da escolha de uma requalificação em vez de uma ampliação, afirma que será mantido o total de 62 camas entre as duas valências. Apesar de “termos uma lista de espera até bastante grande”, o programa 2020 contemplava apenas remodelações.

O projeto de remodelação do lar tem neste momento candidatura apresentada ao Programa 2020, que caso seja aprovada, será comparticipada em 750 mil euros de fundos perdidos (75% do milhão de euros elegível). O restante valor será suportado por fundos próprios, sendo que o dirigente afirma que a solução terá que passar pela “banca”. Existindo ainda a possibilidade de a Câmara Municipal de Castelo de Vide apoiar o projeto, para já e existindo outros dois lares no concelho, a autarquia “não pode estar a suportar encargos desta natureza”, aponta.

A requalificação do Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas é “de extrema importância para os idosos e para a povoação” uma vez que a entidade é o maior empregador da freguesia.

Atualmente, “temos já 40 funcionárias”, nomeadamente das faixas etárias entre os 30 e os 50 anos que dele dependem.

 

Populares