O Museu de São Bernardo em Portalegre volta a abrir portas para mostrar o que de melhor se faz no concelho de Portalegre na área da doçaria.
Está de regresso mais uma edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, a decorrer Dias 19, 20 e 21 de abril de 2024 .
Durante o certame, terá a oportunidade de provar muitas iguarias conventuais e tradicionais. Os doceiros e licoreiros presentes irão encantar com os seus paladares com sabores autênticos e receitas passadas de geração em geração.
A iniciativa contempla, para além da vertente gastronómica, a arte , a música, vários Workshops e showcookings, concertos e como não poderia deixar de ser o tradicional concurso que irá eleger o melhor doce conventual e o melhor licor tradicional.
O Mosteiro de S. Bernardo, um dos ex-libris da cidade e do património cultural português em Portalegre recebe o certame, numa clara aposta de promoção e divulgação da qualidade e excelência do concelho.Conhecida em tempos como a “cidade dos sete conventos”, devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais com origens remotas e que estão guardadas a ‘sete chaves’ pelas doceiras.
No evento, poderão ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles ou castanhas de ovos.Os rebuçados de ovos de Portalegre, amêndoas de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, lampreia de amêndoa, fartes e queijinhos do céu são outros dos doces que atraem os visitantes.