Começam esta segunda-Feira 16 de Janeiro de 2017, a ser julgados em Portalegre um Tenente-coronel do Posto Territorial de Portalegre, um Cabo no Posto Fiscal de Elvas, dois Guardas do Destacamento de Trânsito de Portalegre, ambos em prisão preventiva, acusados dos crimes de corrupção passiva, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder.
Outras 13 pessoas, estão acusadas por crimes de corrupção ativa e recebimento indevido de vantagens, duas delas acresce ainda o crime de fraude fiscal e estando ainda mais uma pessoa presa preventivamente por corrupção ativa.
As primeiras detenções ocorreram no ano passado a 19 de Janeiro, no seguimento de uma investigação conduzida pela GNR através da Unidade de Ação Fiscal, e Coordenada pelo Ministério Público por meio do Departamento de Investigação e Ação Penal.
A investigação apurou que os Militares recebiam dinheiro e variados produtos em troca de favores perante os comerciantes, nomeadamente ao evitarem fiscalizações aos estabelecimentos.
Devido à quantidade de intervenientes, arguidos, advogados e testemunhas, o julgamento realiza-se no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.