A Evocação do aniversário do nascimento de José Régio acontece já sábado, 17 de setembro, com música, poesia e conferência, na Casa-Museu José Régio.
O dia do aniversário do poeta José Régio, nascido a 17 de setembro de 1901, irá ser evocado em Portalegre com um programa que englobará música, poesia e uma conferência sobre o autor, na Casa-Museu José Régio.
No dia 17 de setembro, pelas 17h00, os alunos da Escola Básica José Régio irão proporcionar ao público presente um momento especial, com a atividade “Vamos ouvir Poesia…”, seguindo-se a conferência sobre a obra do autor “O Imaginário Tradicional na Poesia e na Narrativa de José Régio”, por Maria da Natividade Pires, investigadora Doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra.
A evocação do dia do nascimento de José Régio terminará com um recital de música, pelo Ensemble José Régio, com interpretações de Filomena Silva, na voz, Alice Marques e Ana Mónica Santos, no coro, Fernando Gordo, na guitarra baixo, Rui Ramos e Tamara Torres, no violino, Cláudia Romão, no violoncelo e José Raimundo, no piano e direção musical.
Este concerto, que marca a estreia absoluta do Ensemble José Régio, reunirá obras que vão do barroco ao fado, desde uma ária da ópera “La Bohème”, de Giaccomo Puccini, passando pelo famoso “Fado Português”, único poema de José Régio interpretado por Amália Rodrigues, com música do celebrado compositor Alan Oulman, até à Bossa Nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Informação – CM Portalegre