O portalegrense Júlio Miranda Calha é uma das 14 personalidades militares e civis distinguidas com a Medalha da Defesa Nacional.
A Medalha de Defesa Nacional pretende distinguir personalidades que «contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional».
A lista de homenageados inclui os deputados Marco António Costa (PSD), Júlio Miranda Calha, João Soares (PS) e João Rebelo (CDS), que, por vários motivos, não foram reeleitos para o próximo parlamento, além de António Filipe, do PCP, que durante anos também pertenceu à comissão parlamentar da Defesa Nacional, e Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.
Entre os militares serão também agraciados o vice-almirante Alberto Silvestre Correia, o contra-almirante João Dores Aresta, os majores-generais Hermínio Maio e Paulo Guerra, o coronel Vitor Borlinhas, o capitão-de-fragata Victor Manuel Dias Martins, a major Diana Morais e Afonso de Albuquerque.
A cerimónia decorreu na passada sexta-feira (11 de outubro), no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, e foi presidida pelo ministro João Gomes Cravinho.
Professor e político português, Júlio Francisco Miranda Calha nasceu a 17 de novembro de 1947. Militante do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral de Portalegre, é licenciado em Filologia Germânica e tem o Curso Superior de Ciências Pedagógicas.
Entre os vários cargos exercidos, destacam-se: presidente da Câmara Municipal de Portalegre, presidente da Assembleia Municipal de Portalegre e governador civil de Portalegre. Miranda Calha foi ainda secretário de Estado da Administração Regional e Local, secretário de Estado do Desporto e secretário de Estado da Defesa Nacional. Exerceu também funções de deputado na Assembleia da República nas I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII Legislaturas e foi presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional. Publicou os livros Dois Anos de Governo, Dois Anos de Desporto e Um Rumo para o Desporto. Faz parte da Comissão Nacional Eleita no XIII Congresso Nacional do Partido Socialista.