Entre os dias 27 e 29 de março, a vila de Portel recebe o 9º Congresso das Açordas, um evento que pretende valorizar e divulgar um dos pratos mais característico, rico e variado da gastronomia alentejana – A Açorda, assumindo-se como um fórum um espaço de partilha e debate, sobre o património gastronómico alentejano.
Associado ao Congresso das Açordas, decorrerá a Feira Gastronómica e de Produtos Regionais, onde é possível provar uma grande variedade de açordas que Portel tem para oferecer.
À Rádio Campanário José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, refere que “é um evento com referência no Alentejo e a nível nacional”, uma iniciativa que conta com muitos visitantes, “quem bem num ano regressa no ano a seguir, temos mantido sempre um nível elevado de gastrónomos, de apreciadores da boa gastronomia alentejana e que aqui vêm provar uma açorda”.
Segundo o autarca, é um evento “muito importante, não só para este concelho como para os concelhos vizinhos, é mais uma oferta turística para atrair visitantes ao nosso Alentejo, todos temos a ganhar”.
Questionado, o presidente da Câmara Municipal de Portel, o certame representa “um investimento na ordem dos 40 mil euros”.
Exposições, concursos, cante tradicional, concursos, cante tradicional e o fado, preenchem os dias e as noites do Congresso das Açordas.