12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portel assina contrato de financiamento para Praia Fluvial que no final do verão poderá ser uma realidade, afirma autarca (c/som)

Foi assinado esta sexta-feira, dia 13 de abril, em Portel, o contrato de financiamento da candidatura para a construção da Praia Fluvial de Amieira, na presença da Secretária de Estado do Turismo, Dra. Ana Mendes Godinho.

Em declarações à RC, José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, afirma tratar-se de uma infraestrutura “que vai muito contribuir para o desenvolvimento do concelho, do Alentejo, e do país”.

É “um projeto que vai tornar mais rico o grande Lago de Alqueva, que vai trazer potencialidades turísticas e atrair bastante gente ao concelho de Portel”, declara.

A praia fluvial “vai desenvolver-se junto ao já existente ancoradouro da Amieira”, que já detém algumas infraestruturas, representando “um investimento que vai rondar os 600 mil euros […] e que vai financiado até ao limite de 400 mil euros pelo Programa Valorizar da Turismo de Portugal”.

A praia vai contemplar uma zona de areal e de relvado, totalizando cerca de “300 metros lineares”, “os respetivos apoios de praia, desde as instalações de vigilância e socorro, ao bar, à zona de ensombramento, áreas de estacionamento, não esquecendo sempre de assegurar acessibilidade para todas as pessoas de mobilidade reduzida e também com alguma originalidade em alguns dos seus espaços”, avança.

Questionado sobre o arranque das obras e início de funcionamento da praia, o autarca afirma que ainda não existir data de início para os trabalhos, uma vez que o projeto de execução ainda está a terminar. Contudo, “o estudo prévio e o primeiro projeto estavam feitos, e só rebatermos alguns pormenores e avançarmos com a obra”. Mais apresenta a disponibilidade do município para suportar eventuais “pré-tratamentos do terreno […] para depois iniciarmos verdadeiramente a obra”.

Questionado se no verão Portel já terá praia fluvial, o autarca responde que “não é fácil, é uma obra com alguma envergadura, […] mas quem sabe, no meio ou final do verão, já possamos ter a praia”.

 

 

Populares