O Porto de Sines consolidou-se em 2023 como um dos portos de contentores na Europa que mais cresceu, mantendo-se na 14ª posição entre os maiores da União Europeia, conforme revela a análise de Theo Notteboom na PortEconomics. Este porto português, juntamente com Gioia Tauro e Pireu, foram os únicos, dos 15 principais portos europeus, a registar um aumento na movimentação de contentores durante o ano.
Com um impressionante acréscimo na movimentação de carga contentorizada desde 2007, Sines registou o segundo maior aumento no período e o terceiro maior crescimento na Europa entre 2022 e 2023, com um total de 1.665.308 TEU processados, destacando-se num contexto de declínio geral na União Europeia, onde os principais portos movimentaram 72,3 milhões de TEU em 2023, uma queda de 5,6% relativamente ao ano anterior.
Enquanto os gigantes Roterdão, Antuérpia-Bruges e Hamburgo observaram uma redução no tráfego na ordem dos 7%, Sines vai na contramão dessa tendência, fruto também de significativos investimentos em infraestrutura. O Terminal de Contentores do Porto de Sines viu a adição de seis novos pórticos de parque totalmente automatizados, dois pórticos de cais e 12 novos camiões com atrelado, numa fase de expansão que promete quase duplicar a sua capacidade operacional, passando dos atuais 2,7 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU até 2030.