Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.
Representando o Complexo de Sines, estiveram presentes a CPSI – Comunidade Portuária de Sines, representada pelo Eng. Jorge d’Almeida; a APS – Administração do Porto de Sines, representada pelo Eng. Luis Cacho (Presidente do Conselho de Administração) e pelo administrador Duarte Lynce de Faria, e a aicep Global Parques pelo Dr. Filipe Costa (CEO) e também por Gonçalo Eiras (Director de Desenvolvimento de Negócio).
«Esta delegação teve oportunidade de conhecer o aumento da importância do Porto de Sines no tráfego marítimo internacional nos últimos anos, o projecto de expansão do Terminal XXI, o projecto de construção do Terminal Vasco da Gama e o desenvolvimento da ZAL – Zona de Actividades Logísticas a instalar nos terrenos da ZILS junto aos novos terminais», relatou a aicep Global Parques.
O terminal (que implica um investimento privado de 642 milhões de euros) terá uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU e um cais com um comprimento de 1.375 m com 3 posições de acostagem simultânea dos maiores navios do mundo (400 metros de comprimento, 60 metros de boca e capacidade de 24.000 TEU). Terá uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH.
Recorde-se que o concurso internacional com vista à concessão do novo terminal foi lançado no passado dia 15 de Outubro – o prazo de apresentação de propostas é de 9 meses, prevendo-se a adjudicação no último trimestre de 2020 e início da obra em 2021.