Em 2023 o Portugal de Lés-a-Lés celebra um quarto de século de existência. Recordando a sua primeira edição, Bragança será novamente o ponto de partida da grande aventura com a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal.
Sendo o ponto de partida para a descoberta de um riquíssimo património natural, histórico e gastronómico, Bragança irá receber os participantes da longa maratona que vai proporcionar um contacto único com as populações e apreciar a beleza das cidades, vilas e aldeias atravessadas.
Dia 7 de junho, em Bragança, efectuam-se as tradicionais e imprescindíveis verificações técnicas e documentais e a partida para o Passeio de Abertura que vai revelar um dos recantos mais bonitos do nosso Pais, a Terra Fria transmontana, mais concretamente os quase 75 mil hectares do Parque Natural do Montesinho.
Será um passeio de pouco mais de cem quilómetros, entre paisagens maravilhosas e aldeias recônditas, como é o caso de Rio de Onor, Donai, Rabal, França, Montesinho, Aveleda, Guadramil e Gimonde.
De dia 8 a dia 10 ruma-se ao Algarve, em três etapas que vão levar os participantes através de um percurso repleto de conteúdo motociclístico e histórico, que está a ser ultimado pela equipa da Comissão de Mototurismo da FMP e que vai atravessar as Beiras, o Ribatejo e o Alentejo.