14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal deverá registar em 2021 a 3ª maior recuperação económica entre os 27 Estados-membro da União Europeia

O ano de 2020 foi um ano difícil para as economias em todo o mundo, com vários países a registarem quedas de dois dígitos.

O Fundo Monetário Internacional aponta, no entanto, para uma recuperação em praticamente todas as nações no ano que está agora a começar. Portugal surge entre as maiores recuperações.

De acordo com a informação avançada pelo jornal de Negócios, depois de um ano marcado pela pandemia de Covid 19, espera-se que os planos de vacinação já em vigor no nosso país sejam capazes de acabar com a pandemia e ajudar a uma recuperação económica.

Segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI),  aponta-se para que a economia nacional seja capaz de registar uma recuperação de 6,5% no ano que agora inicia, o que representa o 27.º maior crescimento económico entre os 193 países avaliados e representados na Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois de uma esperada contração de 10% em 2020, o FMI aponta para um crescimento igualmente robusto, mas para patamares ainda muito abaixo de períodos anteriores à pandemia.

Em comparação com os pares na Europa, Portugal deverá registar a terceira maior recuperação económica entre os 27 Estados-membro da União Europeia (UE), apenas superado pela vizinha Espanha (7,2%) e pela Eslováquia (6,9%). O FMI prevê que os países conheçam contrações económicas de 12,8% e 7,1% em 2020, respetivamente.

 

Populares