De 02 a 07 de outubro, o CENDREV voltará a organizar o Encontro de Teatro Ibérico.
Durante uma semana, a cidade de Évora receberá 6 companhias de Portugal e Espanha, com espetáculos todos os dias. Haverá ainda espaço para Conversas, onde será bem-vinda a partilha de ideias num formato de debate livre.
Este Encontro teve a sua primeira edição em 2003 numa parceria com o Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo, e o caminho percorrido até 2012 permitiu desenvolver um conjunto de relações no espaço ibérico que contribuíram para aproximar estas duas realidades, através do conhecimento das dramaturgias e do trabalho teatral realizado em ambos os países. Chegou mesmo a concretizar-se um conjunto de projetos que permitiram juntar criadores dos dois lados da fronteira numa manifestação clara e inequívoca do interesse nestas relações transfronteiriças. Ainda que tivessem faltado as condições para continuar a realizar os Encontros, esse processo não deixou de contribuir para estabilizar relações com um conjunto de companhias espanholas e portuguesas com responsabilidades na gestão e programação de salas de espetáculos, o que tomou forma através do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, criado em 2014.
Este projeto, que agora é retomado com o financiamento da Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Évora, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integra-se nessa dinâmica. Retomamos assim o formato experimentado no primeiro ciclo destes encontros, que prevê a apresentação de espetáculos, a participação de alguns convidados de ambos os países e aproveitar esse tempo na cidade também para conversar sobre as peças em cena. Tudo isto, naturalmente, com a implicação do nosso público.
Do Programa farão parte os seguintes espetáculos:
2 de outubro, 19h00 – “Um Hamlet Tragicómico”, de Paulo Calatré – Teatro das Beiras
3 de outubro, 21h30 – “O Homem do Caminho”, de Plínio Marcos – encenação de José Caldas – Co-produção A Escola da Noite e Quinta Parede
4 de outubro, 19h00 – “Viaje a Pancaya”, a partir de textos do Siglo de Oro, direcção de Cristina Yañez –Tranvía Teatro
5 de outubro, 19h00 – “Libro de Buen Amor”, de Arcipreste de Hita (Versão de Agustín Iglesias) – Teatro Guirigai
6 de outubro, 19h00 – “O Cerco de Leninegrado”, de José Sanchis Sinisterra – Teatro em Curso
7 de outubro, 19h00 – “Magnético”, de Abel Neves – CENDREV – Centro Dramático de Évora
As Conversas terão lugar nos dias 4, 5 e 6 entre as 17h30 e as 19h00, e no último dia, dia 7 entre as 16h00 e as 19h00. Os intervenientes serão os representantes das companhias, assim como outros convidados (cenógrafos, músicos, figurinistas), e são abertas ao público.