Portugal é agora o oitavo país com maior taxa de incidência de covid-19 na União Europeia, deixando de surgir em primeiro lugar na tabela do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), como aconteceu nas duas semanas anteriores.
O nosso país registou, nos últimos 14 dias, uma incidência de 589 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, segundo o relatório semanal divulgado esta quinta-feira pelo ECDC.
Na semana passada, Portugal registava 1212 casos por 100 mil residentes. A média europeia ronda as 305 infecções por 100 mil habitantes.
No topo da lista está Montenegro, a República Checa, seguida por São Marinoe o Mónaco. A fechar o top 5 da taxa de incidência a 14 dias está Andorra.
Segundo o mapa de cores criado pelo ECDC, com excepção da região Norte e do Algarve, Portugal Continental é pintado de vermelho escuro – o grau de risco mais elevado.
Foram ainda conhecidos os dados relativos aos testes realizados nas últimas semanas: de acordo com os números, Portugal reduziu para metade o número de testes feitos à covid-19. As estatísticas recolhidas pela entidade europeia dizem respeito ao período entre a terceira e a sexta semana do ano, período em que o país entrou no segundo confinamento. Nestas três semanas, o número de testes desceu de 450.356 para 217.605. Por cada 100 mil habitantes, o país faz em média 2113 testes.