A task-force do plano de vacinação está a trabalhar em dois cenários possíveis para Portugal atingir a imunidade de grupo: ou 16 de julho, ou 13 de agosto.
Na sua rubrica semanal no Jornal das 8 da TVI, Paulo Portas menciona que o plano de vacinação do nosso país melhorou “consideravelmente com a entrada do vice-almirante Gouveia e Melo para a task-force”.
Relativamente às vacinas já administradas no nosso país:
Pfizer – 714 mil pessoas já foram administradas com as duas doses e mais de 1 milhão e 300 mil já estão inoculados com 1 dose;
O oposto acontece com Astrazeneca – estão mais de 650 mil pessoas administradas com 1 dose e apenas 173 com as duas doses da vacina;
Moderna – mais de 71 mil pessoas estão inoculadas com duas doses e mais de 142 mil com uma dose:
Os fornecimentos da Janssen têm estado ligeiramente adiados, sendo que apenas 3 pessoas já estão administradas com uma dose desta mesma vacina.
No primeiro trimestre foram entregues mais de 2 milhões e 300 mil vacinas; no segundo trimestre mais de 9 milhões e 200 mil; no mês de maio espera-se que sejam entregues mais de 2 milhões e 300 mil vacinas.
Se assim for, só neste mês chegarão mais vacinas do que no primeiro trimestre, o que significa que a vacinação irá acelerar bastante, refere o comentador.