12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal regista 129 mil raios em 24 horas, com exceção do Baixo Alentejo.

Entre as 6h da manhã de ontem, dia 7, e as 6h da manhã de hoje, dia 8, Portugal Continental foi surpreendido por uma situação meteorológica rara, marcada por trovoadas prolongadas, intensas e, em alguns casos, muito frequentes.

Durante este período, foram registados 129 mil raios em toda a Europa, com uma grande concentração em Portugal. Esta situação foi considerado histórica, uma vez que o mapa das trovoadas mostrou uma atividade intensa em quase todo o país, com exceção do Baixo Alentejo e do Algarve.

Além das trovoadas, muitas regiões enfrentaram chuvas fortes, resultando em vários relatos de inundações. Em Oliveira do Hospital, a estação meteorológica do IPMA registou 36 mm de precipitação numa hora, entre as 3h e as 4h da madrugada, após outras estações já terem registado mais de 20 mm. Estes valores justificaram a emissão de um aviso laranja.

A situação meteorológica adversa continua, com trovoadas ainda a ocorrer no Norte do país. Para a tarde, prevê-se uma nova intensificação das condições, com risco de granizo de grande dimensão e rajadas convectivas em algumas áreas.

Fonte: Luso Meteo

Populares