Luís Costa , o Atleta Alentejano, natural de Castro Verde, ficou perto de conquistar a segunda medalha nos Jogos Paralímpicos. O paraciclista português foi quarto classificado na prova de fundo de H5, tendo melhorado os resultados das participações anteriores e conquistado um diploma.
De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, numa corrida marcada por uma queda na fase inicial, que retirou o chinês Qiangli Liu da prova, Luís Costa batalhou até ao final com Pavlo Bal pelo terceiro lugar. O paraciclista luso acabou por perder contacto na subida final, tendo terminado a prova em quarto lugar, a 15 segundos do ucraniano, que conquistou o bronze, e a 4m04s do melhor tempo.
Luís Costa junta um diploma à medalha de bronze conquistada no contrarrelógio. O quarto lugar passa a ser o melhor resultado conseguido pelo paraciclista em provas de fundo de Jogos Paralímpicos, depois do oitavo lugar em 2016, no Rio de Janeiro, e do sexto em 2021, em Tóquio.
A participação da Seleção Nacional de Paraciclismo nos Jogos Paralímpicos de Paris termina este sábado, com Telmo Pinão a competir na prova de fundo das classes C1-C3, a partir das 8h30.
Foto: @sapo