Esta quarta-feira, foi anunciado que Portugal irá disponiblizar 50.000 doses de vacinas contra a covid-19 com o objetivo de apoiar as autoridades angolas no plano de vacinação.
As 50.000 doses de vacinas contra a Covid-19, irão “acompanhadas com o material necessário para viabilizar a sua administração”, incluindo seringas e agulhas, que chegam a Luanda nesta quinta-feira, dia 15 de julho, e serão entregues às autoridades competentes angolanas numa cerimónia com o Ministério da Saúde
O Governo português assume o compromisso de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.
De acordo com o comunicado enviado à nossa redação, foram enviadas doses para Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé Príncipe. Timor-Leste deverá as primeiras receber as12 mil vacinas oferecidas por Portugal, na próxima semana.
Conforme o comunido, “a operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED)”.
Joana Freitas