O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal pretende vacinar 100 mil pessoas por dia contra a Covid-19 em abril, através dos postos de vacinação rápida.
O país terá 150 postos de vacinação rápida já a funcionar em abril para cumprir a meta, disse.
O PM anunciou ainda que Portugal vai receber 1 milhão e 800 mil vacinas contra a Covid-19 só no próximo mês de abril, praticamente o número total de vacinas recebidas nos últimos três meses.
De recordar que, Portugal atingiu esta semana as 1,5 milhões de doses administradas, sendo que 500 mil pessoas já têm a vacinação completa.
O primeiro-ministro explicou que em abril Portugal vai “triplicar o esforço de administração de vacinas” e considerou que essa logística será “o bom problema” para o país. Realçou ainda que, este exercício de vacinação em massa, tem uma dupla função: “Este exercício é não só importante para dar segurança a todos os que trabalham nas escolas, mas para testar estes postos de vacinação rápida”, defendeu o primeiro-ministro.
Tal como já tinha sido anunciado pela ‘task-force’ da vacinação, em abril o país vai receber 1,8 milhões de vacinas, “tantas quantas recebemos em janeiro, fevereiro e março”.
“Vamos ter de triplicar o esforço de administração de vacinas, todo o processo que tem decorrido em centros de saúde vai ter de ser complementado por 150 postos de vacinação rápida”, afirmou.
O primeiro-ministro garantiu ainda que haverá recursos humanos para a administração de todas estas vacinas, entre “recursos do Serviço Nacional de Saúde e outros que possam ter de ser contratados fora do SNS”.
Por fim, António Costa explicou que se pretende “concluir esta operação” de vacinação de professores e funcionários escolares no fim de semana de 10 e 11 de abril, não estando prevista vacinação em massa no fim de semana da Páscoa.
Créditos de imagem: Rádio Campanário