As autoridades espanholas da cidade de Badajoz salvaram um cão da raça dalmata de morrer asfixiado num carro, depois da dona, uma mulher portuguesa de 56 anos o ter deixado fechado na viatura enquanto fazia compras no centro comercial El Faro.
Segundo a polícia, que deu conta da ocorrência no Twiter, a mulher enfrenta agora uma dupla acusação por maus-tratos punível até seis meses de prisão.
De acordo com um comunicado da polícia, a atitude negligente da portuguesa é considerada uma infração grave que pode custar-lhe uma multa de entre 1500 até 15 mil euros.
O animal foi encontrado às 14h30, da passada quarta-feira, dentro do carro estacionado em frente ao centro comercial El Faro, e estava com sintomas de asfixia. Nessa altura, a temperatura em Badajoz era de 38 graus e nem as janelas estavam abertas.
Depois de resgatado, os agentes refrescaram o dalmata com uma garrafa de água, antes da chegada do veterinário que acabou por confirmar que a temperatura do cão chegava aos 42 graus, tendo sido levado de urgência até à clínica semiconsciente. Depois de tratado com banhos e com medicação, o animal estabilizou e foi depois entregue à dona.
Questionada pelas autoridades, a portuguesa alegou ter perdido a noção do tempo nas compras.