A Alemanha colocou, no dia de ontem, Portugal na lista vermelha devido à variante Delta que já é predominante no território português. Esta decisão vai entrar em vigor a partir das 00h00 de terça- feira, dia 29 de junho, e que vai obrigar a que todos os viajantes portugueses que entrem em território Alemão façam uma quarentena de 14 dias.
“Portugal é classificado como uma área de variantes da covid-19 de preocupação “, avança a agência federal de saúde da Alemanha.
Para além de Portugal a Rússia foi também considerada uma “ameaça” para a saúde pública Alemã, e por isso, integra também a “lista vermelha” do país.
Na opinião de Angela Merkel, deveria haver regras comuns na União Europeia relativamente à questão das viagens, afirmando que assim esta situação “podia ter sido evitada”.
“O que lamento é que ainda não tenhamos sido capazes de alcançar um comportamento uniforme entre os Estados-membros em termos de restrições de viagem, isto é um retrocesso (…). Temos agora uma situação em Portugal, que talvez pudesse ter sido evitada”, rferiu a chanceler.
Os dados do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge mostram que a variante Delta, detetada na Índia, será responsável por mais de 70% das infeções na região de Lisboa e Vale do Tejo e que já poderá ser a predominante em Portugal.
In RTP