O Alojamento estudantil , nomeadamente a falta dele tem estado na ordem do dia e continuar a trazer muitos problemas para quem foi colocado no Ensino Superior, longe de casa, e precisa agora, com urgência, de encontrar um sítio onde ficar.
De acordo com uma nota enviada à nossa redação pelo Governo, o programa para alojar estudantes a preços acessíveis das Pousadas de Juventude vai aumentar em 9% o número de quartos e camas disponíveis para estudantes, no ano letivo que agora se inicia.
Este programa da Movijovem integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, com o objetivo de apoiar jovens que ingressam no ensino superior.
O valor mensal dos quartos varia entre 200 e 300 euros, por pessoa (conforme a unidade e tipologia), em quartos duplos ou múltiplos, e inclui pequeno-almoço, internet wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e utilização da cozinha de alberguista.
Sobre os valores praticados pode incidir desconto do Cartão Jovem Europeu: 10% em duplo/twin e 20% em quarto múltiplo. Os estudantes bolseiros poderão ter um valor equivalente ao desconto de um mês para utilizar em vale de alojamento na rede de Pousadas de Juventude.
A oferta está disponível em 19 unidades das Pousadas de Juventude, nomeadamente em Abrantes, Almada, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa Centro, Lisboa Parque das Nações, Oeiras, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.
Foto: CM de Beja