Depois de divulgados os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, por estes dias são muitos os estudantes e respetivas famílias que se vêm a “braços” com o problema do Alojamento.
O Alojamento estudantil , nomeadamente a falta dele tem estado na ordem do dia e continuar a trazer muitos problemas para quem foi colocado no Ensino Superior, linge de casa, e precisa agora, com urgência, de encontrar um sítio onde ficar.
De acordo com a revista Marketeer, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, as Pousadas de Juventude continuam a disponibilizar alojamento a preços acessíveis para jovens a ingressar no Ensino Superior. O objectivo é ajudar a colmatar a problemática da falta de alojamento estudantil.
O valor dos quartos varia conforme a localidade e inclui pequeno-almoço, internet wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e utilização da cozinha de alberguista. A oferta é extensível a 19 das unidades das Pousadas de Juventude: Aveiro, Abrantes, Almada, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa Centro, Lisboa Parque das Nações, Oeiras, Portimão, Porto, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira.
O Cartão Jovem Europeu dá aos estudantes 10% de desconto em duplo/twin e 20% em quarto múltiplo. Os estudantes bolseiros poderão ter um valor equivalente ao desconto de um mês para utilizar em vale de alojamento na rede de Pousadas de Juventude.