O dia de ontem foi um dia histórico para a freguesia de Évora Monte, no concelho de Estremoz, não só porque marcou o início das tradicionais festas em Honra de Santa Maria, mas sobretudo porque foi inaugurada a nova Praça dos Aviadores.
A Rádio Campanário falou com o presidente da Junta, António Serrano, que referiu que esta Praça tem uma enorme importância para a freguesia por se tratar do local onde “todas as pessoas convivem e passam“, reforçando que agora Évora Monte tem uma maior qualidade de vida, com um novo ordenamento do trânsito e dos estacionamentos e com uma imagem urbana melhorada.
Aos microfones da Campanário, António Serrano referiu que esta era uma obra há muito desejada por si e pelo restante executivo e que já constava do programa eleitoral que submeteram, em 2017, aquando António Serrano se candidatou pela primeira vez à Junta de Freguesia.
“Esta era, efetivamente, a obra que eu e a minha equipa considerávamos prioritária para a freguesia.”
Os custos desta obra, na ordem dos 500 mil euros, foram suportados pela Câmara Municipal de Estremoz com o apoio de Fundos Comunitários e a Junta de Freguesia teve, segundo António Serrano, um “papel de aconselhamento” para que fossem encontradas as soluções que melhor se adequavam a este espaço e prestou apoio logístico.
Na senda de próximos projetos, António Serrano referiu que a principal preocupação se prende com o ordenamento do trânsito do estacionamento de viaturas pesadas. “Temos já em curso e está prestes a ser concluída a obra de construção do parque de estacionamento de viaturas pesadas”, garantiu o autarca acrescentando que, até ao final do verão, é previsível que a mesma venha a ser inaugurada.
Também não menos importante, no role de preocupações do executivo de Évora Monte estão questões relacionadas com a construção da nova ETAR, saneamento e drenagem de águas pluviais, questões que para avançarem dependem, em grande parte, da Câmara de Estremoz. Outro dos sonhos de António Serrano é a requalificação do Centro Histórico da freguesia com o objetivo de fixar a população e dinamizar o comércio local e a atividade turística.
“É importante que consigamos devolver o Centro Histórico às pessoas e que as pessoas se voltem a fixar no Centro Histórico.”
Neste momento, delegadas pela Câmara Municipal, a freguesia de Évora Monte assume as competências relacionadas com a limpeza, transportes escolares e gestão do parque escolar da freguesia. Na visão do autarca, são “coisas mínimas e adequadas a dimensão da freguesia“, adiantando que a próxima competência a ser aceite será na área da saúde, nomeadamente relacionada com posto medico.
A boa relação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia tem sido um fator preponderante para que Évora Monte volte a ser “A menina bonita do Alentejo“, conclui António Serrano.