No próximo dia 19 de agosto, pelas 9h30 da manhã, vai realizar-se uma ação de inclusão ‘Sessão de Retrato de Estúdio’ na Praia Fluvial de Monsaraz integrada no projeto Topofilias – fotografia com seniores e desenvolvida pela Malvada Associação Artística com direção artística e criação de Ana Luena e José Miguel Soares.
Segundo o comunicado enviado à nossa redação, as fotografias estão a cargo de José Miguel Soares com a assistência de produção de Beatriz Ourique.
José Miguel Soares é fotógrafo e psicólogo, residiu em Lisboa e em Roma onde trabalhou em imagem e comunicação durante mais de uma década e atualmente mora em Évora. Tem as suas fotografias publicadas em dezenas de revistas e publicações e em paralelo ao seu trabalho de autor tem realizado vídeo e fotografia comercial para agências e marcas nacionais e internacionais.
Como todas as atividades integradas no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, a Sessão de Retrato de Estúdio é de acesso gratuito. Neste caso, um dos principais objetivos é garantir o envolvimento dos seniores da região, permitindo que possam fotografar e ser fotografados, contribuindo para a construção de memórias e identidades através da fotografia.
Este evento decorre no contexto do programa, “O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva”, que pretende estabelecer uma abordagem diferenciadora na forma como a cultura pode ser geradora de coesão e inclusão social, de crescimento económico, de práticas ambientais sustentáveis, numa lógica de cidadania participativa e de proximidade territorial.
Este projeto pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade, envolvendo entidades locais que já têm experiência nas áreas culturais em que se foca o programa.