Este ano, Portugal tem 54 praias consideradas “Zero Poluição”, tendo menos quatro do que no ano anterior, sendo que estas praias estão distribuídas por 26 concelhos do país.
Odemira foi a única praia balnear interior que entrou nesta lista, tendo sido destacadas as praias de Almograve, de Alteirinhos e de Santa Clara.
Uma praia “Zero Poluição” é aquela em que não foi detetada qualquer tipo de contaminação microbiológica pelos parâmetros controlados e previstos na legislação.
Os concelhos que têm o maior número de praias “Zero Poluição” são Albufeira que conta com seis praias, Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com quatro praias cada uma e, Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto, com três praias cada.
Segundo a associação ambientalista Zero, existem 41 praias distinguidas no Continete, oito nos Açores e cinco praias na Madeira.
Tendo em conta que 53 das praias consideradas “Zero Poluição” são costeiras, os ambientalistas referem que também é importante “garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”.
Leia a notícia completa no Observador