O preço médio do Azeite Virgem (0,8° ≤ 2°), em garrafão de 5 litros, pago aos produtores, aumentou 4,9% em apenas uma semana (29 de Abril a 5 de Maio de 2024), para 8,85 euros por litro. Um valor 53,9% mais alto que o registado na 18ª semana de 2023.
Os dados são divulgados pelo SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, adiantando que “prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes com subida da cotação média de azeite virgem engarrafado”.
E acrescenta aquele serviço tutelado pelo Ministério da Agricultura que Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade. No entanto devido às condições meteorológicas ocorridas, que contribuíram para o aumento do teor de humidade das azeitonas e maior dificuldade na extracção do azeite, resultou um menor rendimento e uma maior acidez em comparação com a anterior campanha”. Ou seja, o preço do azeite vai continuar a pesar na carteira dos consumidores.
Ainda assim, as últimas estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) prevêem uma produção de cerca de 157.600 toneladas, que corresponde a uma subida de 25% em relação à campanha anterior, tornando-se a segunda melhor produção olivícola de sempre.
A diminuição da produção mundial de azeite registada nos 2 últimos anos, devido principalmente ao decréscimo em Espanha, o maior produtor mundial, reflectiu-se no preço do azeite a granel em Portugal.