Após a mudança do estado do tempo esperada para este fim-de-semana, e de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, iremos entrar num período com precipitação e aumento da intensidade do vento.
Segundo o IPMA Um sistema depressionário centrado a oeste da Península Ibérica irá influenciar o estado do tempo até dia 17, transportando na sua circulação um fluxo de ar mais quente e húmido.
Assim, prevê-se que “até dia 18 ocorra precipitação na generalidade do território, sendo persistente até dia 17, e em especial nas regiões Norte e Centro, podendo acumular entre 100 e 150 mm nestas regiões (ver imagem). O final da semana será marcado por um alívio gradual da situação, com a probabilidade de ocorrência de precipitação a apresentar valores na ordem dos 30 a 50% no dia 20.”
Quanto ao vento , “ele soprará fraco a moderado de sul/sudoeste até dia 16, aumentando de intensidade, a partir da tarde deste dia e prolongando-se para dia 17. No dia 18 o vento rodará para o quadrante norte.”
Já no que diz respeito à temperatura, depois da subida de temperatura que se irá sentir durante o fim-de-semana, os valores manter-se-ão sem grande variação na primeira metade da semana. A partir de dia 17 espera-se uma descida gradual de temperatura, não sendo no entanto tão significativa como a subida. Assim a semana começará com a temperatura máxima entre os 12 e os 19 °C, diminuindo para valores entre 7 e 18 °C no dia 19, e a temperatura mínima entre 7 e 15 °C, diminuindo para valores entre 1 e 11°C no dia 19.
Para já, o Alentejo escapa ao aviso amarelo que entretanto foi emitido pelo IPMA, para 10 distritos de Portugal, já este domingo, 14 de janeiro.