13.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pres. da Câmara de Mora afirma que SNS está “sem capacidade para responder” à COVID-19. Concelho regista mais de 20 casos ativos

O Presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão, atualizou este domingo a situação epidemiológica da COVID-19 naquele concelho alentejano.

Luís Simão afirmou que “os recentes acontecimentos no concelho, no que respeita à Pandemia COVID-19, permitiram-me constatar que o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente algumas das estruturas ligadas ao controlo deste flagelo estão sem capacidade para responder com deveriam a esta situação”.

O autarca alerta que “há falhas no sistema, pelo menos nos recursos humanos disponíveis e, em suma, há muita coisa que não está a ser feita como deveria”.

De acordo com o edil, este sábado foi “um dia complicado no concelho” – “foram-se conhecendo os resultados dos testes efetuados sexta-feira em Cabeção (incluindo aos funcionários e utentes do Lar Nossa Senhora da Purificação) em Malarranha e em Pavia. Surgiram mais alguns casos positivos. No total (e o rigor não é absoluto) há 8 casos em Malarranha, 2 em Pavia, 12 em Cabeção”.

Luís Simão adianta ainda que no Lar de Idosos Nossa Senhora da Purificação “testaram positivo dois funcionários e 4 utentes. Os utentes foram evacuados para uma residência da Câmara Municipal de Mora que já tínhamos preparado para esta eventualidade. Esta operação decorreu sem sobressaltos e poucas horas depois de serem conhecidos os resultados dos testes os utentes em causa estavam realojados. Estão a ser tratados por funcionárias da instituição, estão assintomáticos e com certeza que, apesar da idade irão recuperar”. O edil salientou que “seria excelente que o surto no lar ficasse por aqui”.

Segundo o autarca, “pelo que sei há 3 pessoas em internamento hospitalar uma em cuidados intensivos”.

 

Populares