As Festas da Exaltação da Santa Cruz ou Festas da Cidade de Estremoz estão aí à porta.
Com início no dia 1 de setembro e término no dia 3 de setembro, a cidade de Estremoz volta a comemorar a Exaltação da Santa Cruz, com um cartaz que promete animar a Cidade Branca.
Quim Barreiros, Pedro Mafama e Dezalinhados Filarmónica Rock Show são os grandes cabeças de cartaz das Festas da Cidade de Estremoz.
Ontem, pelas 11h, decorreu, no Posto de Turismo de Estremoz, a inauguração da exposição “Os Bombeiros aos Olhos dos Barristas de Estremoz”, na qual José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz marcou presença.
A Rádio Campanário esteve presente e, à margem da inauguração da exposição, falou com o edil sobre as Festas da Exaltação da Santa Cruz, em Estremoz.
Em declarações à nossa redação, o presidente da autarquia estremocense começou por referir que “as expectativas são altas. Mas quero esclarecer um ponto quanto ao local das Festas da Cidade de Estremoz, porque ninguém é perfeito, e quando andamos na vida pública, com honestidade e com verdade, por vezes somos ‘apanhados na curva’ e para que nada fique por dizer, passo a explicar o porquê das festas serem realizadas no Parque de Feiras. Há um ano, como todos nos recordamos, o espaço da festa estava em obras e não era possível realizar ali as festas, pelo que, o melhor espaço idealizado, foi o Parque de Feiras. Foi, reconhecidamente, um sucesso. Atrevo-me a dizer que não me recordo de termos as multidões que tivemos no Parque de Feiras e, foi feito um balanço, por parte daqueles que, tal como este ano, trabalham e fazem acontecer. A Câmara apoia, dentro do seu orçamento, mas é a Paróquia de Estremoz que trabalha e dá vida às festas. Feita a análise por parte da paróquia, eu coloquei a questão de onde pretendiam realizar as festas, ao qual me disseram que seria no Parque de Feiras. A festa correu bem, tivemos resultados a grandes níveis e preferimos fazer lá em cima.”
“Foi nesse sentido que cedemos, tranquilamente, como faríamos, se a vontade fosse no Rossio. Importa é que as pessoas percebam que, para haver festas, tem que haver orçamentos, mas também tem que haver quem, diariamente, trabalha generosamente e de forma graciosa para que elas aconteçam, e são essas pessoas que também importa reconhecer e ouvir. Quando elas nos dizem que preferem fazer no Parque de Feiras, não vem nenhum mal ao mundo se, nesse espaço, terão a mesma dignidade mas, para que fique claro, essa decisão foi tomada pela Paróquia”, acrescentou o presidente da Câmara de Estremoz.
Questionado quando ao valor do orçamento e quanto às expectativas, José Daniel Sádio referiu que “o orçamento anda a rondar os 60 mil euros. Quanto às expectativas, essas sim são altas, temos um cartaz de excelência com o Quim Barreiros no primeiro dia, com o DJ André Gaspar, teremos também o Pedro Mafama no sábado, teremos os Dezalinhados Filarmónica Rock Show, que é também mais um grande concerto. Qualquer um deles promete fazer encher o Parque de Feiras, teremos muito espaço para aquilo que serão os comes e bebes, teremos espaços para os brindes, para as rifas, o espaço é propício, teremos estacionamento para as pessoas, segurança, e acredito que será um grande sucesso”.