António Costa, artista autodidata natural de Moreanes, freguesia de Santana de Cambas, concelho de Mértola, construiu, pelo quarto ano, um presépio de Natal feito de lixo.
Depois de no ano passado, o antigo salão dos bombeiros da sede de concelho ter sido o sítio onde se deu a edificação do presépio, o calceteiro e pedreiro da Câmara de Mértola regressou ao salão de festas da Casa do Povo, local em que já tinha sido construído o presépio anteriormente. O presépio pode ser visto até dia 6 de janeiro, das 9 às 13 horas e das 14 às 19 horas.
O espaço em que este ano o presépio está situado é maior, o que permitiu a António Costa, esculpir 46 esculturas, onde podemos encontrar desde a Sagrada Família a muitas outras personagens e animais característicos da quadra.
O presépio está a atrair muitas atenções nas localidades da vizinha Espanha, situadas junto à fronteira, já que Santana de Cambas encontra-se a poucos quilómetros da fronteira também.
Para além de usar materiais recicláveis para executar todas as figuras e cenários, como tecidos, papel e objetos cerâmicos, o artista recicla motores de eletrodomésticos para dar vida aos seus personagens.