A gastronomia alentejana, reconhecida em todo o País e no mundo, é conhecida pela sua simplicidade, autenticidade e sobretudo pelo uso de ingredientes locais.
Borba, para além de ser terra de vinhos, é também um concelho que se distingue na área da gastronomia com a existência de alguns pratos típicos que marcam a identidade e história do concelho.
A Associação de Desenvolvimento Montes Claros, à semelhança do que tem feito, com a doçaria conventual e doces típicos pretende avançar com um projeto na área da gastronomia com o objetiva de assegurar a preservação de iguarias únicas assegurando, através de uma pesquisa a sua autenticidade.
Ângelo de Sá, presidente da Associação de Desenvolvimento Montes Claros, em entrevista à Rádio Campanário explicou “este projeto vem ao encontro de uma pesquisa que tem vindo a ser feita ao longo dos anos, com o objetivo de desenvolver trabalho nesta área.”
O Presidente da Associação esclareceu ainda que o projeto se desenvolve em duas fases “primeiro fazendo provas do prato e numa fase posterior envolvendo os restaurantes do concelho.” O projeto pretende ainda reforçar o turismo gastronómico da região apostando na conservação das tradições locais, tendo em conta que muitas receitas têm raízes profundas na tradição e são transmitidas de geração em geração.
O projeto , diz Ângelo de Sá, vai apostar em alguns pratos que são menos conhecidos ainda que tradicionais do concelho “destacamos alguns pratos exclusivos e típicos de Borba, que certamente poucos conhecem e que em nossa opinião, diferenciam o nosso concelho na região e até mesmo no país: Galantine de galinha com geleia; Guisado de ofício; Bolo de bacalhau à jardineira; Cabeça de vitela recheada; Fricandó de vitela com molho de azedas; Pato com molho de azeitonas.“
A Associação de Desenvolvimento Montes Claros está agora na fase da concretização de apoios para o projeto. Segundo o Presidente da Associação vai ser apresentada uma candidatura ao 2030 assim como a outros organismos por forma a que o processo possa ser desenvolvido.
As receitas gastronómicas de Borba refletem preservação cultural, promoção económica e celebração da identidade local através da rica e saborosa tradição culinária da região. Estas potencialidades vão agora ser evidenciadas através deste projeto que seguramente será importante para o desenvolvimento do concelho e da região.