20.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Preservar a tradição e preparar o futuro na arte de trabalhar o Barro! Redondo com formação em Olaria


A Vila de Redondo, reconhecida pela forte tradição na arte da Olaria, está a apostar fortemente na área da formação desta tradição, por forma que a sua preservação no futuro seja assegurada.

De acordo com a Autarquia, são 16 os formandos que frequentam a Formação Modular/ Cerâmica “Operações de Manuseamento do Barro”, que já arrancou na Antiga Escola Primária de Redondo e que envolve, uma vez mais, uma colaboração conjunta entre o Município e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).

A primeira sessão contou com a presença do Vereador Pedro Roma, de João Ferreira, da CEARTE, dos técnicos da Câmara Municipal, Ana Recto e Rui Mataloto, e do orientador da formação, o oleiro Francisco Rosado, que deram as boas-vindas aos participantes.

O curso, com a duração de 50 horas, incide sobre exercícios básicos na roda de oleiro e execução de formas simples e de pratos. Permite aos formandos aprendizagens sobre a arte de moldar o barro e reforça a estratégia municipal de salvaguarda e valorização de uma das expressões culturais mais marcantes do concelho: a olaria.

Esta formação prolonga-se até 24 de outubro, precisamente no dia em que se inicia o curso “Técnicas de Acabamento – Cerâmica”, que vai recair sobre técnicas de secagem (natural e artificial), técnicas de acabamento e técnicas de manuseamento de peças de barro e que sevai estender até dia 09 de novembro, também com a orientação de Francisco Rosado.

Populares