O Presidente do Município do Alandroal, João Grilo, em declarações à nossa emissora, referiu que “a população do Alandroal tem sido exemplar no comportamento, não temos registo de grandes problemas. De um modo geral as pessoas têm acatado o ficar em casa e sair o mínimo possível”.
No entanto aponta que ainda existem algumas situações relacionadas com a proteção de idosos que ainda não estão a ser feitas de forma correta. O Presidente aponta saber as necessidades que os idosos têm, mas explica que estes têm de estar em isolamento social por serem uma população de risco.
“O melhor que podemos fazer pelos nossos pais e avós que já têm mais idade e mais fragilidades é não os visitar, não contribuir com a nossa presença para colocar em causa a sua saúde”.
Explica que ele mesmo não visita os seus pais há três semanas e que é o melhor que pode fazer por eles. Acrescenta ainda que se devem evitar “visitas sociais, almoços de família, pois se conseguirmos nesta altura ser rigorosos, teremos com certeza muito tempo para vir a fazer no futuro e temos de ter essas esperança, mas neste momento devemos todos evitar fazê-lo”.
Apela também à população mais jovem, referindo que esta não é um doença “só para idosos e pessoas frágeis” e que chega também às camadas mais jovens e que os mesmos “podem ser portadores dessa doença e criar problemas maiores a quem está à sua volta”.
Pede que não se juntem a nível social e que usem as “tecnologias que têm ao seu dispor para conviver e interagir”.
“Temos todos que perceber que para vencer esta batalha precisamos de ser muito rigorosos. Estamos num momento crítico e algumas pessoas já começam a ficar muito cansadas, mas há-de valer a pena o esforço que estamos a fazer”, termina o autarca.