O Presidente de Cãmara de Aljustrel alertou recentemente o Secretário de Estado da Saúde para a urgência da colocação de médicos no concelho
Ricardo Mestre, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, nos Paços do Concelho, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta que levou ao Distrito de Beja o ministério da Saúde.
Nesta reunião marcaram também presença entidades ligadas à saúde e o secretário de Estado foi acompanhado pelo deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Beja, Nelson Brito, também presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel.
A ocasião serviu para dar a conhecer as preocupações da Câmara Municipal de Aljustrel e da população que representa, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados de saúde prestados no concelho, destacando-se a falta de médicos.
O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel reivindicou, assim, a colocação de mais profissionais de saúde no Centro de Saúde de Aljustrel e nas Extensões de Saúde do Concelho, disponibilizando-se a autarquia para apoiar a fixação de médicos, designadamente através de um regulamento que criou e que já tem em vigor, dando benefícios financeiros, habitacionais e de deslocação.
Entende o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel que esta é uma prioridade para o concelho e que o Governo deve de encontrar soluções que sejam capazes de dar uma resposta eficaz às populações.
Como exemplo, Carlos Teles deixou o retomar de programas que anteriormente existiram, como o apoio à fixação de médicos na periferia, ou a criação de processos mais céleres para a certificação de médicos extracomunitários.
A convite do Município de Aljustrel, participou ainda nesta reunião o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Manuel Frederico, para dar a conhecer ao Secretário de Estado da Saúde o processo da tão reivindicada e desejada Unidade de Cuidados Continuados.
Seguiu-se uma visita às instalações do Centro de Saúde Aljustrel, demonstrando-se, assim, a qualidade das mesmas, bem como o equipamento de alta tecnologia que a compõe, aproveitando-se também a visita para reivindicar a abertura do Serviço de Urgência.
Fonte/Foto: Município de Aljustrel