11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Novembro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da Câmara de Alter do Chão diz serem “bem menos” os casos ativos no concelho face aos dados da ULSNA

Foto: Wikipedia

O Presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco João Velez Roxo, num comunicado através da página do Facebook do município, contesta os dados referentes aos casos ativos de Covid-19 no concelho e informa que os testes de despistagem feitos aos colaboradores, direção e utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão deram todos resultado negativo.

O edil informa a população que “as medidas a que estaremos sujeitos nos próximos dias, designadamente a partir de dia 24 de dezembro às 00h e até nova avaliação, irão ser substancialmente mais rígidas e condicionantes para todos,” face ao concelho de Alter do Chão ter sido classificado como de risco extremo de contágio.

Ainda no comunicado o Presidente esclarece que “temos muito menos casos ativos do que o que surge na atualização diária feita para ULSNA. Comprometemo-nos a seguir os seus dados mas temos conhecimento, através da Unidade Local de Saúde (ULS) e do Delegado de Saúde responsável pelo concelho de Alter do Chão, que esses números não espelham minimamente a realidade do nosso concelho. Aliás, este é um facto que não é exclusivo a Alter, mas que acontece também noutros municípios do distrito, como pode comprovar numa breve pesquisa pelas páginas desses mesmos municípios.

“Nas reuniões que fomos tendo de âmbito concelhio e regional, eu enquanto Presidente de Câmara, sempre alertei para esta situação – e continuarei a fazê-lo –, porque não é, de todo, agradável,” alerta ainda o autarca.

Pode ler-se ainda na nota do Presidente que “algumas altas médicas – que se traduzem em recuperações – foram sendo providenciadas e os 40 casos ativos que vêm plasmados no boletim da ULSNA são bem menos. Registamos 23 recuperações, o que desde logo baixa o número de casos ativos no concelho drasticamente, bem como um novo caso positivo. Ou seja, no total, à hora a que este comunicado está a ser publicado, temos 19 casos ativos, menos de metade do que vem descrito no boletim da ULSNA de hoje, 18 de dezembro.”

Por último, no comunicado, o Presidente revela “os resultados negativos dos testes de despistagem feitos aos colaboradores, direção e utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão.”

Populares