O Governo aprovou na passada sexta-feira (18 de Agosto) a Declaração de Calamidade Pública em 155 concelhos nacionais, dos quais constam 8 concelhos alentejanos, implementando várias medidas preventivas, entre elas a prática de caça.
Apesar da medida decretada pelo Governo e que vigora até às 24h00 de segunda-feira (21 de Agosto), no que diz respeito à caça no concelho de Mértola, não vai ser cumprida, como afirma o presidente do município, Jorge Rosa, nas redes sociais.
Na sua página de Facebook, o presidente da Câmara Municipal de Mértola, conhecida como “Capital Nacional da Caça”, esclarece que “após vários contactos, a GNR, posto de Mértola, confirmou que se pode caçar em todo o concelho, em todas as zonas de caça”.
O autarca escreve que, por “interpretação exagerada de alguns”, já não se podia caçar no concelho, acrescentando que na sua interpretação, o despacho do Governo “não interditava a caça”.
O presidente da autarquia mertolense, eleito pelo Partido Socialista, a época de caça vai abrir “como previsto”, sobre o qual conclui o seu esclarecimento com o desejo de “bom início de época e boa época de caça a todos, em Mértola Capital Nacional da Caça”.
Recorde-se que a caça à rola-brava começa este domingo em Portugal, mas declaração de calamidade pública deveria limitar esse direito nos 155 concelhos abrangidos pela declaração de calamidade pública.