Viana do Alentejo, 27 de junho de 2024– A pouco mais de um ano de terminar o seu primeiro mandato autárquico no Município de Viana do Alentejo, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Duarte, em entrevista à Rádio Campanário, falou sobre os projetos que estão em curso ou em perspetiva, com recurso a fundos europeus no âmbito do novo quadro comunitário.
O Autarca começou por destacar que “dentro de dois meses Viana do Alentejo vai inaugurar uma Área de Serviço para autocaravanistas(ASA)”, um projeto que está a ser concluído em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, integrado na Rede de Autocaravanismo, um produto em crescimento na região.
Luís Miguel Duarte sublinhou ainda que vão arrancar ainda no mês de junho “a construção de dois polos de saúde, um em Alcáçovas e um em Aguiar” um investimento superior a 440 mil euros. Ainda na área da saúde, de acordo com o Edil, estão previstas “as obras de ampliação do Centro de Saúde de Viana do Alentejo “ aproveitando para esta requalificação as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência(PRR), disponíveis para utilização dos Municípios.
Um dos maiores projetos, já em concretização, é a requalificação da Escola de Viana do Alentejo, um projeto que ronda os 4 milhões de euros , uma obra “que já está em fase de conclusão.” Em carteira e ainda no setor da Educação, o município de Viana do Alentejo pretende também reabilitar a Escola de Alcáçovas, cuja candidatura a fundos comunitários já está a ser preparada.
Na área da habitação, a Autarquia, com o apoio do IHRU, vai avançar para a “construção de um Bairro Social em Aguiar“, um projeto que se insere na estratégia local de habitação do Município. A acrescentar a este bairro social, prevê-se ainda a construção de cinco habitações na sede de concelho, totalizando, nestes dois projetos, uma previsão de investimento de 5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, conclui referindo que até final do mandato “quer deixar investidos no concelho 15 milhões de euros.”
O concelho de Viana do Alentejo, composto por pouco mais de cinco mil habitantes(censos 2021) é reconhecido em todo o país pelo desenvolvimento da atividade da Olaria e Chocalho e também Santuário de Nossa Senhora D’Aires, um dos Santuários mais reconhecidos a nível nacional e que atrai milhares de pessoas ao concelho.