A Câmara Municipal de Vila Viçosa pretende captar mais visitantes para o Museu Agrícola e Etnográfico, já que, segundo o presidente da autarquia, Manuel Condenado, o número de visitantes não é satisfatório.
O Museu Agrícola e Etnográfico, cujo acervo engloba os utensílios, equipamentos, técnicas, práticas e as vivencias relacionadas com os instrumentos de trabalho associados às atividades tradicionais, foi inaugurado no dia 11 de janeiro de 2015, no edifício da antiga estação de caminho-de-ferro, tendo sofrido obras de ampliação das estruturas museológicas.
Durante o programa Boletim Informativo emitido na Rádio Campanário, o autarca avançou que foi lançada “uma campanha com cartazes, ofícios e folhetos, junto das escolas para tentar que o museu tenha mais visitantes, não nos está a satisfazer o número de visitantes”.
Manuel Condenado refere que o número diminuto não se deve à qualidade das peças do museu porque “tem muito interesse mas talvez porque está numa zona longe do centro, não tem tido o número de visitantes que era a nossa expetativa, temos que ter alguma agressividade no sentido da promoção e da divulgação do museu”.
Sobre se o alargamento do museu se mantem, conforme estava previsto, Manuel Condenado diz que “neste momento estão a ser avaliadas as condições, se elas existem, para alargar para o antigo armazém da CP (…) estamos numa fase de reflexão, não estamos ainda convencidos, vamos ver como é que o processo evolui, seria desejável, que se criasse uma outra vertente do museu, também com a realização de trabalhos ao vivo e que pudesse atrair (…) mesmo que não nos satisfaça o número de visitantes, pode ser que essa nova vertente seja uma condição para atrair mais visitantes (…)”.
Convidado a fazer o balanço do primeiro ano de funcionamento do Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, o diretor do espaço, Eduardo Araújo, declarou que o ano tem corrido bem, “os visitantes têm sido alguns, espero que daqui para a frente ainda haja mais visitas, o museu é novo e há muita gente que não o conhece, mas tem sido positivo”.
Eduardo Araújo refere que o museu tem sido divulgado nas escolas, justificando, “há dias tive aqui três grupos de crianças do Agrupamento Escolar, uma revista também fez uma reportagem, tem sido feita alguma divulgação e vai continuar a ser feita”, ainda assim Eduardo Araújo diz que até 31 de dezembro, “houve 738 visitantes, entre crianças, séniores, excursões (…) não é um número muito elevado mas o museu foi inaugurado há pouco tempo (…) mas é um número que eu acho que é promissor”.
Em 2016, o diretor diz que está prevista uma exposição de metrologia, “é nisso que estou a trabalhar e que vai ser inaugurado dentro de algum tempo”, conclui.